sexta-feira, 29 de março de 2019

Depressão e a sociedade


A depressão tem sido uma das doenças mais comuns nos dias atuais. Ela é um dos piores sentimentos que existe. Um dos mais difícies de lutar, de vencer. É considerada, sem dúvida, o mal do século. Tem afetado milhões de pessoas.
É um vazio na alma, uma sensação de que nada faz sentido e nada está bom o suficiente. Você perde a vontade de fazer as coisas, perder a vontade de viver e ao mesmo tempo tenta desesperadamente achar algo que preencha esse vazio insuportável ou algo que acabe com ele. Mesmo que isso seja a própria morte.
Não julgo pessoas depressivas que se suicidaram. Infelizmente, essa foi a única saída que elas encontraram para se livrarem da dor.

Ela (a depressão) pode ser decorrente de várias situações: uma perda de alguém amado; perda de algo muito importante, um emprego, um bem material; Uma situação ruim que se prolongue por muito tempo; Ou pode ser também algo físico, uma deficiência do organismo.
Apesar de ser uma doença tão comum, ela é muito rejeitada pela própria pessoa e pelas pessoas ao redor.
Normalmente leva-se muito tempo para aceitar e entender a doença. Por não ser um assunto muito falado, e existir um preconceito intrínseco, o resultado é cada um por si. Em muitos lugares é quase um tabu falar disso.

Quando se falam em ir a psiquiatras ou tomar remédios controlados, as pessoas já rejeitam e taxam isso como coisa para "gente louca". Só quem vive, viveu ou tem alguém muito próximo consegue entender a doença, suas consequências e seus devidos tratamentos.  E esse preconceito existe em todas as classes sociais. Infelizmente nas pessoas com menos acesso a informação, ele é maior. Mas não deixa de ser pulverizado. Como diz a Duda Klein, "o estigma sobre a saúde pscológica está em todas as camadas da sociedade". E eu concordo 100%.

O problema é que por conta de tudo isso, as pessoas não buscam ajuda e pior, não aceitam estar com depressão. Como se fosse uma espécie de fraqueza. Depresão é uma doença, e como toda doença, ninguém escolhe ter ou não ter. Não está nas nossas mãos essa decisão.

A não aceitação nunca vai levar a cura. E o mais importante é que independente da origem da doença, sempre há tratamento.
Erroneamente também, dizem que quem tem depressão não sai de casa, não toma banho, não quer viver. Na verdade não é bem assim. Existem vários níveis, existe sim esse nível mais grave, mas também tem aquele que pessoas com depressão continuam suas vidas "normalmente", porém enxergando tudo de forma cinza, sem cor, sem sentido, sem futuro. Com olhos sem esperança. 

Quando se trata se algo físico (sem causa aparente), as críticas são piores . As pessoas que julgam, normamente medem o estado interior da pessoa pelo externo, ou seja, baseando-se no que ela possui, por exemplo: não existe motivo para um pessoa estar com depressão se ela tem um bom emprego, um bom casamento e é bem de vida...ela deveria agradecer e não ficar triste.
Como já disse antes, infelizmente ela não tem poder pra decidir isso.


Falando mais um pouco de situações externas, existe um grande agravante para essa doença atualmente: as redes sociais! Rede social é a ferramenta que mais colabora pra isso. Quando você entra no face, instagram etc, vê fotos e vídeos das pessoas sendo "felizes", em festas, viajando e você olha pra sua vida, todo o sentimento depressivo tende a piorar, porque parece que só a sua vida é sem graça e só voce tem probelmas enquanto o mundo inteiro é feliz (risos irônicos). Mas tenho uma notícia boa para o depressivo: Rede social é sinônimo de mentira. As pessoas não são tão felizes quanto aparentam e nem possuem tanto dinheiro também quanto aparentam. É um falso status de felicidade. Ninguém é 100% feliz e livre de problemas. O que vemos é literalmente uma foto de um momento, que na maioria não traduz a verdade. Uma boa dica é evitar redes assim, principalmente em momentos mais críticos da doença. Ajuda bastante.

 
O primeiro passo é reconhecer que existe um problema e procurar ajuda.
Quanto não é nada físico e crônico normalmente o tratamento pode ser mais rápido. Quando é algo físico, uma deficiência do organismo, pode levar mais tempo e em alguns casos, o tratamento pode durar por toda a vida. Faz parte.
É necessário sim um acompanhamento com especialista, psquiatra, fazer terapia. Em muitos casos se faz necessário o uso de remédios e até mudar alguns hábitos do dia a dia.
Para quem tem alguma fé, ajuda muito também. Só tenham bom senso de sempre terem em mente que todos estão sugeitos a isso, independente do que acreditam ou seguem.

 
A paz interior, alegria e estar bem consigo mesmo não tem preço. Não se acostume com a tristeza e vazio. Procuse estar bem ou o melhor possível dentro dos seus limites. Entenda seu corpo, seus limites e viva da mellhor forma que puder bem com ele.


Um abraço,
Marcella Vecchi

Ps. Obrigada Duda Klein @itsdudaholic por compartilhar algumas experiências que agregaram na escrita.

9 comentários:

  1. Oi, Marcella, boa tarde!!
    Muito importante sua abordagem da depressão. Como você frisou no décimo parágrafo, essa enfermidade é muito complexa, desde os fatores somatórios que a produzem até seus diversos níveis de destruição da vontade e do ânimo natural do ser e suas consequências terríveis. Claro que, se a maior parte das pessoas desconhece a depressão, ocorrerão naturalmente o preconceito, o descaso e a confusão com outros estados da psique. É preciso abrir diálogo sobre isso, e é o que você faz aqui, de forma muito objetiva e em diversas áreas.
    Olha, eu vim com a intenção de segui-la, mas você não tem o link para seguidores. Talvez não tenha colocado porque não deseja tal link. Mas, se deseja, o caminho para ele é simples e, se desejar, posso ajudar.
    Um abraço carinhoso
    Ângelo

    ResponderExcluir
  2. Olá Ângelo,
    Muito obrigada pelo seu comentário. Fico muito feliz que tenha gostado e pelos pontos adcionados.

    Acabei de incluir o link para seguidores. :)

    Um abraço,
    Marcella

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita
    Gostei do blog, voltarei mais vezes é uma certeza
    Já sou seguidor
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - 69 - Sixty nine

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcella!

    Li e reli seu excelente e reflexivo texto. Parabéns pelo discernimento e noção tão assertiva.

    Depressão é um dos males do século, desse e do anterior, e muitas são as causas, contextos, atitudes comportamentais, efeitos e consequências do mesmo, mas você explicou tudo de forma mto correta e concreta em seu post.

    Estudei Psicologia por dois anos e estou, razoavelmente, por dentro dessa doença, que tem cura. Qdo os doentes estão mto débeis, tudo os pode influenciar negativamente. É o caso das redes sociais, como você falou, que não correspondem, na sua maioria, à realidade. Se quem tem dinheiro fosse feliz, então o mundo seria quase um jardim, mas a verdade é k quem tem mais fama e dinheiro não é, geralmente feliz e acaba destruindo sua própria vida. Parece paradoxal, mas é pura verdade.

    Que se construa uma boa autoestima é a solução para o mal, mas até lá, há k ter recorrer à ajuda de Psicólogos e Psiquiatras.

    Beijos, boa semana e um excelente mês de abril, feito também por nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Seu comentário me deixou muito feliz. Muito obrigada pelo retorno e pelo carinho. :)

      Espero que possamos, com nossas visões, ajudar as pessoas que precisam.

      Um forte abraço.
      Marcella

      Excluir
  5. Cada vez mais comum aqui em Macau.
    Quando, na teoria, não devia ser assim.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. MARCELLA VECHI,

    seu seu mais novo seguidor e lhe agradeço a visita a um dos meus blogues.
    Muito obrigado mesmo!!!
    E aqui estamos nós de novo a tratar dos meandros desta tal felicidade, tão diferenciada e sentida de um para outro ser humano e entendida de formas tão dispares que parece cada um ter sua própria formula, para uma vida feliz.
    Então eu confesso que ninguém "tem uma vida feliz,e ninguém "tem uma vida infeliz"
    Somos um pouquinho dos dois, um cadinho desta mistura,somos momentos e confesso Marcella, neste momento estou absolutamente feliz por conhecer o seu bloque, os seus textos,enfim...
    Momentos de felicidades...enquanto durarem!
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcela, boa noite querida. Texto riquíssimo de informações. A depressão é uma doença silenciosa que merece a atenção de todos nós. Uns meses atrás, escrevi em versos (Título: Tempos Líquidos), algo a respeito. As vezes somos pegos por um vazio, carência, tristeza, que é natural, desde que essas "quedas" se tornem hábitos. Tive uns momentos complicados na vida, mas com a força da minha fé, e de boas pessoas, soube sair desse periodo nebuloso. Enfim, gostei muito viu?

    Dias sempre felizes,
    Bjo
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir