segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Machismo no ambiente de trabalho

            

Meu objetivo inicial era falar sobre preconceitos em geral, porém percebi que o assunto machismo era tão relevante que merecia um tema dedicado. Principalmente quando é relacionado ao ambiente de trabalho. Quando decidi entao, focar nesse tema resolvi fazer um post no Facebook perguntando a opinião das pessoas e fiquei bem impressionada com o retorno. Nos mais de 50 comentários,  99% concordou com o machismo e a maioria disse que vive muito isso no dia a dia de suas empresas.
Falando um pouco de história, as atividades da mulher no ambiente de trabalho começaram em meados de 1730 na Europa, quando escritoras e artistas se manifestaram escrevendo livros e artigos sobre o assunto. Esse embrião feminista foi crescendo no decorrer dos séculos e chegou ao Brasil definitivamente no século XX, com a luta pelo direito de voto das mulheres. A incorporação da mulher no trabalho assalariado, tradicionalmente masculino, ocorreu pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial e se acentuou durante a Segunda, diante da ausência de trabalhadores masculinos que estavam na frente de batalha como soldados. No Brasil, em meio a ditatura militar houve uma forte movimentação feminista dentro da corrente comunista dos jovens da época – em uma luta por igualdade e direitos. A partir dessa grande inserção no mercado de trabalho, elas continuaram com a luta por direitos iguais, ocupando cargos inferiores e ganhando salários menores que os homens.
Se formos pensar que o mundo existe “um pouco mais” que 2 mil anos, estamos caminhando bem lentamente nesse assunto, a progressão das mulheres no ambiente de trabalho é praticamente mínima.
Mas não quero ficar falando de história, quis apenas mostrar como esse caminho vem sendo longo para nós mulheres. Quero focar então nos dias atuais, na realidade do machismo que vemos e vivemos diariamente diante dos nossos olhos.
Vamos pensar quantas mulheres ocupam cargos de liderança? Quantas você conhece? O meu caso é um ótimo exemplo, na posição que ocupo hoje na empresa que trabalho sou a única mulher em todas as plantas do mundo. Acredito que essa situação é acentuada em áreas técnicas, onde o machismo é muito maior. Sutilmente (ou não) é dito que as mulheres não possuem capacidade de entender, discutir e tomar decisões técnicas a altura dos homens. E, particularmente pra mim, isso é uma verdadeira mentira.
Infelizmente enfrentamos comentários e atitudes machistas diariamente. Vemos homens sendo promovidos simplesmente por serem homens, vemos currículos de mulheres sendo descartados por ser de uma mulher. Vemos homens não aceitando a liderança de uma mulher, vemos mulheres que ocupam a mesma função de um homem, porém com salário inferior. Ainda ouvimos “isso é coisa pra homem” ou “parabéns, você chegou longe mesmo sendo mulher.  Indo mais além: “essa deve estar saindo com o chefe” ou “só conseguiu o cargo porque é bonita” e o clássico “ela deve estar de TPM”.

        Temos que ter a consciência de que o machismo está enraizado em nós, até as mulheres tem o seu lado machista, as vezes até pior que os homens. E por quê isso? Porque em algum momento foram criadas regras que permanecem até os dias de hoje. Por exemplo, quando temos 2 crianças, uma menina e um menino, os brinquedos que eles ganham são diferentes. A menina ganha fogãozinho, casa da Barbie, boneca. Já o menino ganha um carrinho, caminhão, bola. Isso vai dizendo aos poucos e constantemente que as atividades da mulher são relacionadas ao lar já a do homem, são fora dele. Eu acho fantástico quando vejo um menino brincando de boneca e, por favor, isso não tem nada a ver com homossexualidade, tenham isso em mente.

        Algo que precisa ficar claro para todos desde pequenos, é que hoje em dia as responsabilidades são iguais tanto para homem quanto para mulher. Ambos tem a responsabilidade da casa, das crianças, das refeições, da provisão. Se isso for quebrado dentro de casa com certeza levaremos para fora e automaticamente para nossos ambientes de trabalho.
Homens e Mulheres possuem a mesma capacidade. Da mesma forma que eu vejo amigas dando um show no trabalho, também vejo amigos dando um show  cuidando de uma casa, de filhos.
           O machismo, o preconceito é algo que foi criado e vem sendo sustentado até hoje, mas cabe a nós entendermos que é apenas uma idéia e não uma verdade. E que pode sim, ser mudado. Basta nós darmos um basta.

E pra finalizar, se você mulher prefere ficar em casa cuidando de seus filhos e da casa, seja feliz com a TUA escolha e não por que uma regra foi imposta. Mas também se prefere sair e trabalhar fora, seja feliz também com a TUA escolha sabendo que isso é direito teu.

Espero que daqui pra frente essa inserção feminina no mercado de trabalho seja mais forte e gradativa e que não sejam mais necessários mortes ou sofrimento para se adquirir um direito que já é nosso.



Um abraço,

Marcella Vecchi

 







Um comentário:

  1. Arrasou no comentário, disse tudo.
    Eu espero que as coisas sejam diferentes daqui para frente.

    Abraço,

    Raphaela Barreto

    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir