"O simples bater da asa de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo" Teoria do caos
Vocês já ouviram falar em efeito borboleta? Quando uma simples ação em um canto causa um efeito gigante em outro canto? Pois é, é exatamente o que estamos vivendo nesse momento.
Não sabemos com muita certeza a origem do Corona Vírus (Covid-19), existem algumas teorias mas a questão é que houve um contato entre humano e o animal que tinha o vírus e pah! Começou a transmissão.
Quem quiser saber mais informações, esse site é bem bacana: https://super.abril.com.br/saude/sim-o-coronavirus-veio-da-natureza-e-nao-de-um-laboratorio/
Voltando ao nosso tema, imagina que um dia uma pessoa estava lá na China, literalmente do outro lado do mundo, foi infectado pelo vírus, infectou outra pessoa, que infectou outra e isso começou a causar enormes impactos do outro lado do mundo ou pior, por TODO o mundo.
E esses impactos são dos mais variados. Coisas que estão tão inseridas no nosso dia a dia que não percebemos, não fazemos ideia de quais são todas as peças dessa grande engrenagem que gira dia após dia, nosso mundo!
Por conta da fácil transmissão do vírus e do índice de mortalidade ser alto, o mundo inteiro entrou em isolamento social como forma de conter a proliferação do mesmo. Apenas os serviços considerados essenciais ficaram funcionando (mercados, farmácias, bancos entre outros) e em todos as empresas onde foi possível, o home office entrou em vigor. Foi aí que outros problemas começaram a aparecer.
O primeiro problema, óbvio, foi o desemprego. Com o comércio fechado, milhares de lojas perderam suas receitas e ou faliram, ou demitiram grande parte dos seus funcionários. Grandes empresas também diminuiram a jornada de trabalho e o salário, outras supenderam o contrato de trabalho por tempo indeterminado.
A questão é que além do desemprego, muitos outros problemas surgiram. Com escolas fechadas, as crianças ficaram sem a merenda, onde muitas vezes, era a sua refeição principal; moradores de rua deixaram de receber doações e refeiçoes feitas por grupo e voluntários; a doação de sangue diminuiu bastante; novelas pararam de serem gravadas e passaram a ser reprisadas; isso também se estendeu a filmes e séries; programas ao vivo só temos os jornais agora; a TV aberta está reprisando até copa de 30 anos atrás para completar a programação; BBB nunca teve tanta audiência como neste ano, afinal era o único programa atual que não falava de corona vírus;
Pessoas com problemas de depressão e ansiedade começaram a sofrer muito mais com o isolamento; dores nas costas triplicaram de quem está fazendo home (essa dado é com base na pesquisa feita aqui em casa mesmo); violência doméstica aumentou; famílias tiveram que aprender a lidar com uma convivencia de 24h por dia; pais estão tendo que usar mais do que a imaginação para distrair crianças em casa; casais estão distantes e avós não podem ver seus netos.
Cantores começaram a fazer shows-lives pelo youtube arrecadando milhões em doações, divertindo, dando muito assunto e memes para as redes sociais.
Em todos os jornais só se falam em Covi-19. Cobertura completa, com especialistas comentando, com estatísticas, previsões etc. Ótimas informações, mas muito exaustivo. A retrospectiva desse ano vai ser interessante de ver, apenas com um assunto!
E no meio de tudo isso, várias, várias e várias crises políticas e o presidente do Brasil falando besteira atrás de besteira dia após dia em rede nacional. Vai ser difícil explicar como ele chegou a presidência para nossos filhos....
E estamos apenas há 40 dias vivendo nessa loucura, tenho medo dos próximos dias.
Só Deus para nos guardar e consolar famílias que perderam entes queridos.
Resumo: um cara lá na China comeu morcego e acabou com a nossa vida aqui no Brasil....rsrs....brincadeiras a parte, esse é o real efeito borboleta!
Se cuidem e se possível, fiquem em casa!
Um abraço,
Marcella