terça-feira, 19 de novembro de 2019

Dia da Consciência Negra



O dia da consciência negra está longe de ter a dimensão de consciência que realmente precisa! 



O racismo no Brasil é institucional, está enraizado nas pessoas.
As pessoas precisam entender que os negros tem 500 anos de história de prejuízo e que 100 de liberdade é muito pouco contra centenas de escravidão, humilhação.

Durante 500 anos os Africanos foram tirados de seu país, de suas origens, de suas crenças e cultura e enviados para o outro lado do mundo como mercadorias, sem valor algum, vistos e tratados como objetos. O Brasil foi o último País a abolir a escravatura e não porque a Princesa Isabel  era legal e boazinha, mas sim por questões políticas e pressão absurda dos europeus, ela não teve outra escolha. 

Quando a lei Áurea foi assinada, essas pessoas que viveram 500 anos como escravos, foram largados para se virarem. Eu tentei achar outra palavra mas "largados" é a que melhor explica o que de fato aconteceu. Não houve uma ajuda do governo estabelecido, não houve um subsídio, mesmo que mínimo. Eles não conseguiam emprego porque os empregadores só queriam mão de obra europeia. Não havia lugar para morar. A maior prova disso é que a grande maioria nas comunidades é negra, pois esse foi o lugar onde eles se instalaram. 

Entre estudar e trabalhar para ajudar na renda da família para ter o comer na mesa, é óbvio que a segunda opção sempre foi a escolhida. Consequentemente eles estão em total desvantagem para concorrer com um branco e ter as mesmas oportunidades. Por isso ocupam posições inferiores, em sua maioria. Entendem o motivo dessa desvantagem, foi a forma que encontraram para sobreviver em um país que faz distinção pela cor da sua pele.

As estatísticas mostram isso: 

Negros recebem 37% a menos que brancos 
- 60% dos desempregados são negros 
- Negros ocupam apenas 18% dos cargos de liderança
- 60% da população prisional é negra ou parda


Sou 100% a favor das cotas nas universidades e o motivo disso é apenas para dar aos negros, esses dessa história toda que falei aí em cima, a mesma oportunidade que um branco que NÃO tem 500 anos de prejuízo na história, estudar e quebrar esse ciclo. Mas acima de tudo isso, arrancar de dentro de nós mesmo, todo e qualquer preconceito idiota que possa existir por conta da tão irrelevante diferença cor de pele.

"Oded Grajew, presidente do conselho deliberativo da organização, diz que o preconceito social no País passa também pelo racismo. “Só não concorda quem não acompanha o dia a dia da vida brasileira. Um negro que dirige um carro médio, por exemplo, é parado diversas vezes pela polícia, ou quando vai a um restaurante, avisam a ele que a entrada de serviço é do outro lado. Para curar qualquer doença, é preciso reconhecer a doença”, afirma."

Um abraço,

Um comentário:

  1. Ouça a entrevista do Morgan Freeman com o Mike Wallace.
    Faz muito mais sentido.
    Bfds

    ResponderExcluir