sexta-feira, 16 de julho de 2021

Por que o mês do orgulho LGBTQ é tão importante?

Após long time away eu voltei porque não poderia deixar de falar sobre esse tema tão falado nesse momento.

Acabamos de sair de um mês dedicado ao orgulho LGBT e então temos a pergunta que não quer calar: Por que o mês do orgulho LGBT é  tão importante e necessário?
Pensei muito nisso ao longo desse mês, em cada postagem ou movimento dedicado ao tema sentia um misto de alegria e tristeza. Alegria porque até um tempo atrás ver um casal homoafetivo postar algo nas redes sociais era algo muito raro e por outro lado, tristeza por saber que ainda estamos muuuito longe do mínimo de compreensão e respeito que o tema exige. 

Durante essa bagunça de sentimentos, uma amiga me mandou um vídeo que apenas fortaleceu minha vontade de vir aqui falar sobre o assunto.
O vídeo mostra uma repórter entrevistando várias pessoas na rua, o ano é 1980 e a pergunta era essa:
- vc tem acompanhado os casos de homicídio de homossexuais recentes e o que vc acha disso?
As respostas (10 pessoas mais ou menos):
- acho que está certo! Tem que matar mesmo
- tem que acabar com eles
- não me importo porque isso não me afeta em nada
......todas as respostas foram assim.

Por mais absurdo que seja, essa realidade ainda é vida. Hoje em 2021, temos um índice de 1 agressão por hora no Brasil e em 2020 morreram 237 LGBT, ou seja, essas pessoas morreram simplesmente por não serem heteros. 11 países ainda têm sentença de morte para LGBTs e em diversos países o ato ainda é consideram como crime. (Fonte: El País é G1)

As pessoas falam que hoje em dia os LGBT querem aparecer, querem ser mais do que os outros. Li alguns textos dizendo que se for pra praticar a inclusão, devem ser considerados os cegos, alejados e todos os que fogem do "normal". Mas a grande verdade é que o que está em jogo é muito maior que uma inclusão e uma visibilidade. A questão é que todos os dias pessoas são mortas simplesmente e simplesmente, repito, por serem LGBT. 
A minha luta e revolta diária não para que as pessoas concordem e a partir de hoje chame um casal homossexual pra tomar um chá da tarde. Nossa luta é pelo respeito, pelo direito de igualdade, pelo direito de viver. 

Meu sonho é viver em um mundo onde um casal de gays andando de mãos dadas no shopping seja tão natural quanto um casal de heteros. 
Meu sonho é as pessoas entenderem que as crianças não serão influenciadas por verem isso, que elas nascem do jeito que devem ser e pronto. Meu sonho é poder abraçar e dar um beijo na minha esposa no restaurante sem me sentir incomodada pelos olhares de julgamento que certamente não ocorrem quando um homem beija sua esposa em público.

Me dói quando alguém fala que ser LGBT está na moda. Por isso sempre vou levantar a bandeira colorida enquanto ela significar amor. Somos a favor do amor, da família, da união. 
Um LGBT só quer poder ser o que é e estar com quem quiser, sem ter que pagar com a vida por isso.

Viva o mês do orgulho LGBT e o orgulho LGBT!!
Viva o amor, viva o respeito.
Love is love

Um abraço, 

Um comentário:

  1. Não devia sere necessário.
    Ouça Morgan Freeman acerca do Black Month.
    Pendo o mesmo, exactamente.

    ResponderExcluir